![]() |
da rede interna, 6020 2a a 6a: 9h ás 17h |
|
Filtros de e-mail, também conhecidos por regras de e-mail, são pequenas instruções dadas ao programa que lê os e-mails (como o MS Outlook, Outlook Express, Eudora, etc) para os classificar e separar, tornando-os assim mais facilmente identificáveis.
São de grande utilidade pois permitem uma rápida e eficiente separação das mensagens mais importantes e ajudam em muito a sua organização.
Poderá, por exemplo, programar para assim que receber mensagens de endereços do CTN (@ctn.tecnico.ulisboa.pt) colocá-las automaticamente numa pasta com o nome de CTN.
Outra utilidade é na separação de mensagens "lixo", vulgarmente conhecidas por SPAM.
O CTN marca algumas mensagens que podem ser SPAM's,
colocando no assunto as letras "****SPAM****".
Com esta marca podemos então criar uma regra para mover
automaticamente estas mensagens para uma pasta chamada
"SPAM" ou "Junk".
Também de utilidade seria se receber várias mensagens de uma revista, mailling-list ou individuo. Pode pois criar uma pasta associada e programar para mover as mensagens automaticamente quando as receber.
A forma de criação de filtros/regras de e-mail depende inteiramente do programa que estiver a utilizar para ler as mensagens de e-mail. No entanto, todos partem do mesmo principio base que consiste em:
Criar uma pasta para as mensagens que quer separar.
Abrir a janela com a opção de criar/gerir filtros/regras
Seguir as instruções para escolher quais as propriedades da mensagem que a distinguem. Propriedades essas que podem variar entre remetente, destinatário, assunto, tamanho, etc.
Escolher a acção a efectuar com a mensagem. Na maioria dos casos é a de mover para a pasta recém criada.
E dar um nome á regra para que a possamos facilmente
identificar.