CIIST/CTN   da rede interna,
6020
2a a 6a: 9h ás 17h


Ligações:
b-on
ISI Web of Knowledge Elsevier - Science@Direct
← Configurações E-mail O Instituto possibilita aos seus utilizadores diferentes métodos de acesso ao serviço de e-mail. Assim, dependendo da forma de utilização, o CI-CTN recomenda a utilização de:
  • Exchange (X400): Este é o serviço por definição que tem o maior suporte. É usado com o Microsoft Outlook 2007 ou superior. As mensagens são sincronizadas com os servidores de email do CTN, possibilitando visualizar todas as mensagens através de outro cliente instalado em outro computador ou através do serviço webmail.
    Este serviço suporta todas as funções do sistema de e-mail do CTN, tais como pastas de email, regras automáticas, calendário, tarefas, notificações automáticas, etc.

    Configuração:
                Servidor: mail.ctn.tecnico.ulisboa.pt
    Notas:
             - O Outlook 2016 não suporta configuração manual;
             - Nas versões anteriores, é necessário activar no grupo de "segurança" a encriptação entre o cliente e o servidor (em particular no Outlook 2003);
             - Opção SPA não é suportada.


  • Serviço IMAP4: Usado para um uso robusto onde a ligação ao servidor é permanente. As mensagens são duplicadas do servidor do CTN, permitindo aceder a todas as mensagens através de qualquer local da Internet através do serviço webmail. Este serviço suporta a criação de pastas de email.

    Configuração:
                Servidor de recepção: imap.ctn.tecnico.ulisboa.pt no porto 993 com SSL (IMAPS). Alternativa também disponível internamente com ligação tradicional no porto 143 (com STARTTLS e autenticação PLAIN e LOGIN).

                Servidor de envio: smtp.ctn.tecnico.ulisboa.pt no porto 587 com TLS (STARTTLS). Autenticação PLAIN e LOGIN. Internamente também disponível no porto 25 com autenticação (com ou sem TLS).


  • Serviço POP3: Usado para manter todas as suas mensagens guardadas apenas no computador pessoal, deixando o espaço no servidor inteiramente livre para mensagens novas.

    Configuração:
                Servidor recepção: pop.ctn.tecnico.ulisboa.pt no porto 995 com SSL (POP3S). Autenticação PLAIN e LOGIN. Também disponível internamente no porto 110 (POP3).

                Servidor envio: smtp.ctn.tecnico.ulisboa.pt no porto 587 com TLS (STARTTLS). Autenticação PLAIN e LOGIN. Internamente também disponível no porto 25 com autenticação (com ou sem TLS).

    Nota1:
                Se configurar dois computadores por POP3 para a mesma caixa de correio, só um deverá eliminar as mensagens.

    Nota2:
                Se activar as opções avançadas "Deixar as últimas n mensagens no servidor" ou "Deixar mensagens durante n dias no servidor", não coloque o valor de n superior a 30. Se deseja manter mais mensagens no servidor, utilize o protocolo Exchange, ou em alternativa o IMAP4 que são muito mais rápidos e não sobrecarregam os servidores.

As configuração acima indicadas estão em vigor para ligações realizadas no interior da Rede Informática do CTN (RI-CTN). As configurações encriptadas poderão funcionar no exterior da RI-CTN, no entanto e caso não funcionem, deve estabelecer previamente a ligação de túnel com o CTN.

Em alternativa, e se não escolheu o POP3 como protocolo, poderá ainda aceder às suas mensagens de e-mail através da web, pelo endereço https://mail.ctn.tecnico.ulisboa.pt

 

Filtros / Regras
Separe automáticamente as mensagens à chegada
 
©2006-2025 Centro de Informática do IST / CTN. Todos os direitos reservados.