CIIST/CTN   da rede interna,
6020
2a a 6a: 9h ás 17h


Ligações:
b-on
ISI Web of Knowledge Elsevier - Science@Direct
Inicio : Configurações : Impressoras
← Configurações Impressoras O Instituto possibilita aos seus utilizadores o uso de diferentes impressoras, localizadas centralmente de ambito geral ou próximas da Unidade onde o utilizador foi registado para uma utilização mais reservada.

Assim e para cada sistema operativo, o procedimento de configuração da impressora pretendida varia, tendo contudo um factor comum no método de comunicação.

Caso a sua identificação seja solicitada pelo sistema, deverá introduzir a sua ID-CTN (nome@itn.pt).
  • Windows Vista ou superior: Escolher start , Dispositivos e Impressoras, Adicionar Impressora, Adicionar impressora de Rede.
                Se a impressora pretendida não estiver na lista, escolha-a com o endereço "\\printer.itn.pt\<NOME_DA_IMPRESSORA>" onde <NOME_DA_IMPRESSORA> deverá ser substituído pelo nome da impressora inscrita na própria (p.ex: \\printer\itn.pt\F5)
     
     
  • Linux/MacOS-X: Para imprimir através de qualquer variação destes sistemas, deverá usar o procedimento de imprimir numa "Impressora Windows". Significando com isto que os métodos de comunicação serão efectuados através do protocolo LPD ou SMB por forma a garantir autenticação e sequenciação.
     
                Assim, o endereço final deverá ficar algo como "lpd://printer.itn.pt/<NOME_DA_IMPRESSORA>$" ou "smb://printer.itn.pt/<NOME_DA_IMPRESSORA>$", onde <NOME_DA_IMPRESSORA> deverá ser substituído pelo nome da impressora inscrita na própria (p.ex: smb://printer.itn.pt/F5$) e terminando com um sinal de dólar ($).
     
    Nota: Clientes de impressão do Mac OS X 10.5 ou mais recentes irão encontrar impressoras de rede até que vá a uma janela de terminal e inscreva: "runcupsctl BrowseRemoteProtocols=cups" (veja a documentação do CUPS 1.4 em http://www.cups.org/documentation.php/doc-1.4/sharing.html). Após o fazer, poderá necessitar de definir a impressora de rede como a sua impressora pré-definida para que seja mostrada no menu de "imprimir" existente nos diversos programas.
               

As configuração acima indicadas estão em vigor para ligações realizadas no interior da Rede Informática do CTN (RI-CTN). As configurações encriptadas poderão funcionar no exterior da RI-CTN, no entanto e caso não funcionem, deve estabelecer previamente a ligação de túnel com o CTN.

 

 
©2006-2024 Centro de Informática do IST / CTN. Todos os direitos reservados.